Nosso corpo fala com o exterior a todo momento.

O ayurveda já conhecia esta ciência há milênios e determina que todo ser humano está inserido em um tipo de natureza – os doshas – que refletem em nosso corpo nossos estados emocionais dominantes.

A iridologia, redescoberta mais recentemente, igualmente separa os tipos humanos (física e emocionalmente) em função da forma e desenhos expressos na íris.

Mas recentemente, a PNL – programação neurolinguística – conclui que é nossa comunicação corporal , e não a verbal, quem definitivamente transmite a mensagem.

Um queixo saliente, uma testa alta, um nariz empinado… todos os pontos do corpo, assim como nossos maneirismos e trejeitos mostram quem nós somos e quais nossas intenções diante da vida.

Abaixo mais algumas dicas direcionadas ao público feminino:

BUMBUM ACHATADO
Quem se encaixa nesse grupo aparenta ter uma personalidade forte, mas na realidade é muito insegura emocionalmente e vive sob o comando alheio, se anulando constantemente. É carente, tem medo da solidão e teme tomar suas próprias decisões. Costuma abrir mão de suas vontades para agradar aos outros na tentativa de mantê-los por perto.

BUMBUM GRANDE
Em geral as popozudas são autoritárias e defendem os seus prazeres em primeiro lugar. Impõem suas vontades e não ligam para o que os outros vão dizer. Individualistas e um tanto quanto narcisistas, acreditam que o mundo tem que girar ao seu redor.

SEIOS GRANDES
Mãezona, essa é a principal característica das donas de seios avantajados. Esse tipo de mulher gosta de proteger e acolher os que a cercam, atende às necessidades dos que a solicitam, mas se magoam facilmente.

SEIOS PEQUENOS
Independência e liberdade são as palavras-chave desse time composto por aquelas que não aceitam ficar presas a absolutamente nada. Sempre se colocam em primeiro lugar e são tidas como autoritárias e egoístas.

QUADRIS LARGOS
Essas mulheres também são maternais e protetoras, porém mais sensuais e atraem instintivamente o sexo oposto, pois os homens as vêem como parceiras ideais para ter filhos e um relacionamento duradouro. Se apresentar ombros estreitos, não brigará por seu espaço. Já se o ombro for largo, haverá um conflito entre os sentimentos de cuidar do próximo e querer viver livremente.

QUADRIS ESTREITOS
Segura de si e ousada, não teme lutar pelo que quer. Se os ombros forem da mesma largura dos quadris ou mais largos, sua independência será acentuada. Mas atenção: tanto furor pode levar a uma auto-sabotagem no campo amoroso, fazendo com que só atraia homens que não querem compromisso para não perder a liberdade. Se apresentar ombros estreitos, ficará em dúvida entre ser ou não independente.

BARRIGA SALIENTE
Quem as tem costuma ser rebelde e teimosa, entretanto falta atitude para resolver os problemas. A conseqüente frustração leva ao acúmulo de sentimentos mal resolvidos na região do abdômen. Como diz a expressão, esse tipo de pessoa vive empurrando as coisas com a barriga.

CULOTE
Simboliza assuntos pendentes com o pai ou o companheiro. Em geral, esses homens são ou foram figuras repressoras ou ausentes na vida da mulher. É o caso de um pai ou marido que viaja demais a negócios e nunca está em casa convivendo com a sua família.

CINTURA
Se for fina, mostra a flexibilidade e a facilidade que a mulher tem para lidar com diferentes situações, daí o termo jogo de cintura. Se houver um acúmulo de gordura no local (como um pneuzinho), indica desequilíbrio emocional, capaz de torná-la mais agressiva ou prepotente.

QUEIXO RETRAÍDO
Geralmente são pessoas muito inseguras e reprimidas. Chegam até a usar um tom de voz mais alto quando querem fazer valer sua vontade, mas basta que alguém as contradiga para que acatem a decisão dos outros.

QUEIXO PROGNATA
Quem tem essa parte do rosto projetada para a frente tende a falar tudo o que quer ou lhe vem à cabeça. Não levam desaforo para casa e tampouco consideram se o que dizem pode ou não ferir os sentimentos dos outros.

PANTURRILHA
A batata da perna grossa revela uma mulher batalhadora e esforçada, que faz tudo o que for preciso para atingir seus ideais. Já quem tem a região fininha costuma hesitar na busca de seus sonhos por medo de errar. Precisa sempre de um estímulo para seguir em frente.

BRAÇOS GROSSOS
Eles simbolizam ambições e conquistas, que podem ser materiais ou afetivas. O excesso de gordura no local indica uma vontade de abraçar o mundo para controlá-lo. Mas essas características podem ter origem no medo da solidão.

DENTES
Um sorriso alinhado mostra que a pessoa tem uma meta definida na vida. Quando os dentes da frente, que simbolizam os pais, são encavalados, é sinal de que um genitor pode estar invadindo o espaço do outro. Já quando se encontram separados, indica quem tem pais divorciados ou que continuam casados por conveniência.

NARIZ
Os formatos mais comuns são adunco e arrebitado. O primeiro revela uma pessoa egocêntrica e prepotente, que quer ser o centro das atenções, tanto que seu nariz aponta para ela mesma. O segundo denota orgulho e teimosia.

O significado dos problemas estéticos
Assim como o tamanho ou o formato das partes do corpo, os males que comprometem a beleza também revelam traços da personalidade. Confira:

CELULITE
O mal é definido pela medicina estética como o resultado do acúmulo de toxinas no organismo. E o estudo da linguagem corporal acredita que essas toxinas são provenientes da retenção de sentimentos como mágoas, nervosismo e raiva. Seria uma forma de a mulher se punir por não ter coragem de assumir o que quer. Portanto, o primeiro passo para se livrar da celulite é varrer os ressentimentos para fora e tentar compreender que cada um tem seu jeito de ser.

ESTRIAS
Nesse caso, a pele representa como nos comunicamos com o mundo. Ter muitas estrias significa, então, uma grande dificuldade para se expressar.

ACNE
Quem apresenta espinhas tem uma visão pessimista da vida. São muito críticas consigo mesmas e com os outros. Não é à toa que o problema surge na adolescência, fase em que os jovens se sentem incompreendidos pelo mundo e cheios de conflitos.

PAPO
Aceitar críticas não é o forte de quem tem esse problema estético, tanto que essas pessoas reagem agressivamente quando alguém as avalia de forma negativa. Fazem tudo certo para não correr o risco de ser repreendidas.

FLACIDEZ
Indica falta de força de vontade e de iniciativa para tocar a vida em frente. Em geral, quem sofre com esse mal não enfrenta desafios e vê dificuldade em realizar a mais simples tarefa.

VASINHOS E VARIZES
A má circulação sanguínea, origem das varizes e do rompimento dos vasos, revela que o fluxo das vontades e dos pensamentos está paralisado. A pessoa se sente presa a determinada situação e frustrada com sua vida, mas não tem coragem de mudar por acreditar que deve aceitar as coisas como elas são.

UNHAS ROÍDAS
O hábito denuncia ressentimento e mágoa de pais ausentes ou repressores.