Relacionamentos #2 – Expectativas, imagens e fantasias

Contratos não verbais

Nós podemos entender este tema com este outro título bastante interessante. O que isso significa?

Nós não temos nenhum tipo de documento informando como devem ser os comportamentos de outras pessoas, mas acreditamos que elas são (ou serão) conforme nossas próprias expectativas e ilusões. São apenas pensamentos criados por nós mesmos, que nos informam como as pessoas “deveriam” se comportar – mas acreditamos neles como se tivessem saído da boca de outro!

Pra que isso aconteça, criamos mascaras pra nós mesmos, e interpretamos papeis pra receber dos demais aquilo que desejamos: gratificação emocional, prazer, poder ou controle.

E não percebemos que também estamos nos relacionando com máscaras das pessoas que vivem conosco: a nossa e a do outro, ambas tentando manter um relacionamento verdadeiro. Qual será o resultado disso?

Mas estes joguetes do ego não duram muito, e em pouco tempo o “amor” se transforma no seu oposto, em agressões emocionais ou físicas.

Se pudéssemos captar a frase implícita nestes momentos, seria mais ou menos assim: “Eu me comporto como você quer, assim você interpreta o papel que desejo. Se não for deste jeito, então não amo mais você!

E isso não se refere apenas a relacionamentos afetivos: onde quer que existam duas pessoas, ali está a semente do auto-engano.

Como pode existir verdade em nossa vida, se a estamos vivendo como se estivéssemos em um teatro de fantoches?

E novamente, qual o resultado disso? Sofrimento é claro!

A EFT pode sim nos ajudar a eliminar medos e ilusões, mas existe uma maneira simples de solucionar estes impasses: seja quem você É, e aceite as pessoas como elas SÃO!

Valeria Zen

Sou fascinada pelo maior de todos os mistérios: o ser humano! Especialista em Desenvolvimento Humano e apoio emocional a gestante.

Últimos posts por Valeria Zen (exibir todos)

2 thoughts on “Relacionamentos #2 – Expectativas, imagens e fantasias

Comente! Sua opinião é importante pra nós!