Olá a todos,
Aqui está um artigo inteligente e útil a partir de uma revisão de “Adventures in EFT (Aventuras em EFT)”, de Silvia Hartmann-Kent do Reino Unido. Tratam-se de nossos bloqueios em relação ao dinheiro e fornece meios úteis para chegar até eles. Eu sempre gostei dos textos de Silvia, pois ela tem um jeito único de combinar humor e sabedoria.
Abraços, Gary
Oi Gary,
Estou trabalhando em uma revisão de “Aventuras Versão II”, antes de sua publicação em brochura. Estou acrescentando algumas seções e pensei que você iria gostar deste para sua lista. Divirta-se. 🙂
Saudações,
Silvia
EFT & Dinheiro
No contexto do coaching para o sucesso, fui pega várias e varias vezes por verdadeiras contorções sobre o dinheiro que acontecem na mente de todos, virtualmente.
Como eu não tenho experiência com clientes reclamando de ter dinheiro demais e passando noites em claro porque simplesmente não sabem como gastar tudo aquilo, eu acho que nós podemos ir em frente e ver algumas estratégias de como superar problemas de dinheiro com a EFT.
Já que “dinheiro” é um assunto muito complicado e profundo, com os aspectos levantando suas cabeças por todos os lados, uma boa idéia é voltar ao básico. Especialmente se houver problemas financeiros graves, pode ser mais útil começar a tratar o dinheiro como você trataria uma fobia de aranha.
Encontre (peça emprestado, se for o caso) uma nota de um valor razoavelmente alto e simplesmente coloque-a diante de você, sobre uma escrivaninha ou mesa. O que vem à mente? Quais as emoções que você sente quando você olha para ela? Quando eu testei este procedimento com as pessoas, o mais interessante era notar a variedade de respostas negativas que ocorriam. Desde: “Eu não acredito que isso seja meu”, passando por “Eu não mereço ter isso”, até “Não adianta ficar segurando isso, alguém vem e simplesmente vai tirá-lo de qualquer maneira”. Um conjunto de respostas deprimentes, tristes, e geralmente verdadeiramente negativas estavam presentes quando você simplesmente pegava um adulto qualquer e mostrava a ele uma nota de alto valor.
Isso se tornou ainda mais pronunciado quando eu peguei a nota, estendi-a para a pessoa e disse em voz alta: “Aqui está, (fulano); esta é para você.” Nem um único cliente do meu coaching de sucesso conseguiu pegar o dinheiro sem se sentir muito mal por toda uma série de razões complicadas!
O formato foi simplesmente continuar fazendo EFT e testando a cada momento, mostrando a nota novamente até que não houvesse nenhuma resposta negativa e que a pessoa pegasse a nota feliz, prontamente, e até mesmo com um sorriso em alguns casos.
Se você está pretendendo fazer algum trabalho de “dinheiro” por si próprio ou com amigos, use os seguintes como “gatilhos” (assim como a própria aranha seria o gatilho para a fobia de aranha) para encontrar os aspectos do problema:
… notas de vários valores … um monte de notas do mesmo valor (menino, isso traz um conjunto de aspectos interessantes !)… uma moeda grande (isso traz à tona lembranças da infância) … um monte de moedas (este traz à tona lembranças da infância relativas à poupança)
Então, podemos limpar outros aspectos relacionados a dinheiro com a utilização de alguns dos seguintes, da mesma forma direta (que é sempre: gatilho, teste, EFT, gatilho, teste):
… extratos bancários (despesas em serie e os hábitos de poupança :-)… contracheques / envelopes de pagamento (além das questões de carreira, este traz à tona questões de família / pais desde a infância) … cartões de crédito (imagine eu rindo aqui – fale de emoções negativas que vem à tona !)… extratos de cartões de crédito (que têm aspectos diferentes dos cartões de plástico em si) ..contratos societários, certificados de ações, ou qualquer outro pedaço de papel que possua grande significado financeiro na vida da pessoa… contas e faturas (e especialmente contas em atraso 🙂
Limites financeiros são maravilhosamente explorados fazendo o exercício com um amigo e os cheques seus e os dele. Preencha cheques um para outro com valores cada vez maiores e entregue um para outro. Isso pode trazer à tona não só a dor de aceitar grandes somas de dinheiro, mas também a dor de deixar ir! “Constipação” monetária é tão prejudicial para a saúde do sistema financeiro quanto a “diarréia do dinheiro” (onde você não ganha, mas continua gastando apesar disso), “anorexia do dinheiro” (onde você não ganha nem gasta) ou “bulimia do dinheiro” (onde você ganha, mas gasta imediatamente e por isso não há ganho perceptível no final do dia).
Finalmente (e este é um dos meus favoritos) temos o que eu chamo de “dinheiro potencial”, tais como bilhetes de loteria, cartelas de apostas, raspadinhas. Encravados nestes você encontrará questões em torno de sorte, merecimento e, o mais interessante de tudo, muitas vezes uma crença de que “esta é a única esperança que eu poderia ter de me tornar realmente rico” .*
* Uma nota: Fazer EFT e eliminar sentimentos negativos sobre os bilhetes de loteria não transformará alguém em um jogador compulsivo. Pelo contrário. A EFT pode realmente ajuda a resolver a compulsão de jogar, ao esvaziar a emoção do bilhete, o qual representa o gatilho para o jogo.
Você poderia pensar ao ler este artigo: “é muita EFT”. Mas não se preocupe. Só dá essa impressão porque eu fiz uma lista dos “gatilhos financeiros” mais relevantes, que na realidade, cobre toda uma série de pessoas reais com todos os seus problemas juntos.
Geralmente, apenas alguns dos gatilhos se apresentam como força motriz da maioria dos problemas com o dinheiro de uma pessoa, e quando esses gatilhos forem tratados, não é necessário fazer com todos os outros. Já mencionei todos eles para que através deles, você possa trabalhar seus próprios problemas, durante um período de, digamos, uma semana. Eu prometo a você, seria verdadeiramente uma mudança em sua relação com o dinheiro “para melhor”.
Silvia Hartmann-Kent
- O poder das emoções negativas - 5 de março de 2020
- Sentir é viver! - 29 de maio de 2019
- A mensagem oculta dos sintomas e doenças - 11 de abril de 2019